- PROBLEMA NO ROTEADOR
É uma das principais causas de problemas de conectividade para os usuários de WI-FI. Os motivos são: roteador danificado, instalado de forma incorreta ou até mesmo com softwares desatualizados.
O primeiro passo é verificar se seu roteador está conectado corretamente, verifique se todos os cabos estão colocados e todas as luzes do aparelho estão ligadas ou piscando, caso contrário reset o aparelho e espere em torno de 10 segundos para ligar novamente.
Se você estar seguro que sua internet está funcionando e mesmo assim continuar lenta em alguns pontos da sua casa. O problema pode estar sendo ocasionado pelo posicionamento do roteador. Verifique se seu roteador estar posicionado na região central da sua casa, afastado de aparelhos que possa ocasionar interferência no sinal.
Caso isso não resolva a situação e você estar ciente que a velocidade da internet contratada é boa e não existe problemas com computadores, celulares, tablets e outros hardwares. O motivo pode estar sendo ocasionado por uma dificuldade de o sinal estar chegando em todos pontos da casa.
Nesse caso, o essencial é trocar o roteador por outro com uma frequência mais potente, ou utilizar um roteador secundário que passar repetir o sinal.
OBSTÁCULOS FÍSICOS
Outro ponto importante a se considerar no posicionamento do roteador, é levar em consideração que janelas, paredes, portas, móveis podem prejudicar na qualidade do sinal em alguns cômodos, pois as ondas eletromagnéticas possuem enfraquecimento a se propagar em ambientes com muitos materiais físicos.
O vidro pode ser também um grande vilão da propagação do sinal wireless devido ao alto índice de refração. Entretanto deve se evitar transpor o sinal por barreiras de vidraça, portas e janelas de vidro. Ocasionando uma a frequência de propagação mais lenta.
No entanto, se for planejar sua casa ou até mesmo um escritório leve em consideração o material utilizado na construção, pois irá fazer total diferença na propagação do sinal de internet.
Uma dica para amenizar essa situação é afastar o dispositivo de Wi-fi, o mais longe possível para que as ondas se propagam de forma mais livre sobre o ambiente, alguns roteadores possuem antenas e vale apenas troca o seu posicionamento para minimizar a interferência.